Skip to content

A arte e a moda

30 abril, 2009

(tudo culpa da insônia)

judith_i“La esencia de Klimt” – Kattaca e Moises González/ 2009

[imagem: reprodução]

Moda é arte? Antes de continuar lendo, pense. Moda é arte para você? Esta foi a primeira pergunta que ouvi na faculdade de moda e sempre mastigou minhas idéias. Todo mundo, na faculdade ( e muita gente que trabalha na área) responde logo: claro que é!

Mesmo enchendo a boca para afirmar que moda é arte, nunca estive muito convêncida do assunto. Depois de muito ler, idéias controversas, afirmações aqui e negações ali, entendi o que Moda é arte, sim… Até certo ponto. Vou explicar.

Para saber se moda é arte, é preciso conhecer a definição do que é A Arte: A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua cultura, sua história através de valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Podendo ser representada de várias formas, sendo elas a música, esculturas, pintura,  cinema, dança, entre outras.
Bonito conceito. Logo nos faz pensar: Puxa! Moda é isso. Queria que fosse simples assim!

E o que é Moda? Moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico.

Embora os estilistas usem artístas de nome e renome para inspirar as suas criações, a moda não feita diretamente com intenções artísticas.  Elas está de mãos dadas com  mundo, envolvendo tudo, ligada com a fotografia, com o cinema, com a música, expressando a postura e as idéias de uma época e claro, “é a busca incessante pelo belo, algo que só se consegue através da arte.”* Mas não é Arte na sua intenção primeira, que é cobrir e proteger o corpo*.

monet
Akris – S/S 2209 inspiarado me Monet

[imagem via Expresso Moda que acredita que Moda é arte, sim]

Ricardo Olivero, no seu post Por onde sua agulha costura… escreveu: “Um vestido como o de Issey Miyake, por mais belo, importante que possa ser, por mais que seja exibido em museus, ele nunca vai ser uma obra de arte, strictu sensu. Ele não foi concebido como objeto de arte, e sim, como uma roupa que tem um significado importante para a história da moda e dos costumes.”

myakeVestido (1989) de Issey Miyake

[imagem via Blog View]

Mas, não podemos esquecer, crianças da revolução, que através da moda nos expressamos, com ela nos encantamos e é exatamanet aí,  que ela passa a fazer parta da arte. È a sua segunda função. O que não a torna nem maior nem menor do que ela é.

Li que moda é uma arte que não veste telas nem muros, ela se expressa no movimentos dos corpos, de acordo com a ideologia , o desejo daecada um.  Como os belos quadros, ela representa a voz do seu criador. Na moda um chapéu, nem sempre é só um chapéu, assim como em um quadro, um cachimbo, pode não ser um cachimbo**.

magriteRené Magritte – 1928-1929

[imagem : Reprodução]
*Moda/Arte: O conceito de Moda - Val Oliveira
**Ceci n'est pas une pipe - Isto não é um cachimbo

Leia mais:

A moda pode ser arte apesar de não precisar
Por onde sua agulha costura
About these ads
10 Comentários leave one →
  1. Caio permalink
    30 abril, 2009 5:34 pm

    Adorei o post. Sem meia volta, sem filofias. Direto e correto. As rfinalidade da roupa é, amtes de tudo cobrir o copro e proteger a pele. Ao decorrer do tempo e com a evolução do homem, ela começou a ser ornada. Se algum dia ela foi arte, isto acontece nos séculos anteriores, antes da segunda metade do século XX. Quando lembro-me dos anos 90 não vejo muita arte. A camisa de flanela usada pelos grunges não é arte.

  2. 8 setembro, 2009 5:30 pm

    meu nome é julikrecia

  3. Ingridy permalink
    28 março, 2010 2:59 pm

    Adorei esse post, sobre moda e arte. São comentário de moda e arte simplesmente Incrivéis, muito intelegente.

  4. 17 janeiro, 2011 3:59 pm

    Muito legal o blog é realmente uma obra de arte, meus parabéns.

  5. Mariana Duarte Karasiak permalink
    1 junho, 2011 4:06 pm

    Moda é arte, sim. A arte está classificada em várias categorias, e a moda pertence à uma delas.
    No entanto quando se refere à sua inenção primeira, que é a de cobrir e protegere o corpo, a moda deixa de ser moda e torna-se indumentária.
    Como o assunto é complexo, é preciso se aprofundar e não pesquisar superficialmente o que significa arte e moda. Você precisa estudar arte, estudar moda para compreender corretamente o que significa cada um e qual a relação entre eles.

  6. Tattiana permalink
    13 agosto, 2012 7:36 pm

    Acredito que moda não é arte. Embora entenda que ambas possuem a mesma natureza de manifestação socio cultural. É óbvio que moda e arte possuem uma relação, tanto que volta e meia uma se inspira na outra.
    Mas hoje em dia é tão difícil separar…afinal existe exposições e mais exposições de moda em museus (como a exposição do Mc Queen no Metropolitan de Nova York), museus que pertencem a grifes de moda (Museu Gucci em Florença).
    Por outro lado a arte moderna segue o mesmo mecanismo de obsolescência programada da industria fashion. Os artistas modernos são tão efêmeros quanto a moda…No futuro os grandes mecenas das artes serão as grifes de moda.
    Quer melhor estratégia de marketing que ter seu próprio museu?
    Finda a época de Medici e Rothschild, começará a época de Prada e Chanel.
    Quem viver verá.

  7. Heloísa de Paula permalink
    8 outubro, 2012 3:44 pm

    Por mim a moda é arte pois se fossemos ver as imagens de desfiles sócio-culturais iriamos perceber a qual relação contemporânea as misturas de arte e moda tem !
    Os estilistas se inspiram na arte moderna e os artistas (pintores…) se inspiram na moda atual!!!Espero ter ajudado em alguma coisa um beijo

  8. 11 abril, 2013 9:06 pm

    sempre associei arte à moda! por isso escolhi o curso! acho lindo.

  9. 17 novembro, 2013 7:02 pm

    Adorei, já imagina isso, só não tava tão claro para mim, obg

Trackbacks

  1. Projeto de iniciação científica discente: a primavera em nosso cotidiano vestuário/uca • Curso Tecnico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 30 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: