Skip to content

Mulheres tatuadas

23 novembro, 2009

Houve um tempo em que o único lugar onde se podia encontrar uma mulher tatuada era em Freak Show, circos ou feiras exóticas. Tatuagens eram coisas de tribos indígenas, marinheiros e motociclistas rebeldes e durões.

Nos dias atuais, tornou-se comum ver garotas com desenhos estampados pelo corpo e alguns piercings como adornos. Garotas tatuadas, de cabelos coloridos não chocam mais a pessoas que vivem neste mundo moderno. Esse estilo de vida acabou gerando uma subcultura formada por amantes da body art. Existem sites e culto a garotas mistura a doçura de uma Lolita de Nabokov com o charme e glamour das pin-ups.

No final do século XIX e durante metade do século XX, as tatuagens eram raras e pagava-se para ver pessoas tatuadas. Os circos foram os principais expoentes para os amantes da body art. Foi através deles que mulheres como Jean Furella e Betty Broadbent tornaram-se estrelas das feiras freaks.

Jean Furella como A Mulher Barbada, era uma das principais atrações no circo onde trabalhava, até que ela se apaixonou por um homem que não se sentia muito confortável com a uma mulher que tinha mais pelo nos rosto que ele. Não demorou muito para que
Furella raspasse toda a barba e tatuou todo corpo, continuando assim com a sua carreira no circo.


Jean Furella de mulher barbada para mulher tatuada

Betty Broadbent é conhecida como o freak mais belas do mundo. Foi o tatuador Jack Red Cloud que apresentou a body art para Betty que logo se apaixonou. Ela teve mais de 350 desenhos espalhados pelo corpo, muitos deles feitos por importantes tatuadores da década de 30, ela foi a principal atração New York World’s Fair em 1939. Betty afastou-se do show business em 1967 e tornou-se tatuadora profissional.


Betty Broadbent, considerada a maisbela mulher tatuada do mundo

“Foram os marinheiros ingleses, por meio do contato com os polinésios que difundiram essa prática pelo mundo. A reprodução de feras do mar, caveiras e embarcações demonstravam as aventuras desses homens que se lançavam pelo mar. Sendo os mesmos sujeitos de pouca condição financeira ou influência social, fizeram da tatuagem algo popular entre os guetos, prostíbulos e tavernas freqüentadas pela “escória”, ou seja, desocupados, lutadores de rua, criminosos e prostitutas. “* (Historia da Tatuagem)

Foi a partir da déecada de 70 que a tatuagem ganhou maior populiridade com a cultura pop que sugia na Califórnia naquela época, graças ao cinema,  ao rock n’ roll e ao espírito de rebeldia daquele período.” Logo vieram os surfistas e a  moda de braços decorados com imagens estilizadas no estilo oriental, como dragões e serpentes, por exemplo. “Na década de 80, foi a vez dos tigres e das águias. Desde então, a tatuagem teve um aumento tão grande de popularidade que o número de estúdios subiu de cerca de 300 para mais de 4.000 nos últimos 20 anos, nos Estados Unidos.“(Amana Rodrigues).

Hoje em dia  a tatuagem permanece como um símbolo de forma de expressão individual de arte e estética do corpo. O que era considerado freak no início do século passado, tornou-se um estilo de vida.

Conheça mais:
About these ads
12 Comentários leave one →
  1. 25 novembro, 2009 5:50 pm

    Ainda hoje, uma mulher ou homem com o corpo TODO tatuado, causam espanto. Não vão para o circo, mas ainda são considerados excêntricos.

  2. luiz felipe nascimento jr permalink
    23 dezembro, 2009 10:34 am

    Entendo que, pessoas que tatuam em demazia seus corpos, estão em busca de identidade. Em regra,são pessoas que desejam serem notadas, e , exatamente por não possuirem outros meios para a notoriedade que buscam, resta apenas,a cobertura de seus corpos de forma expressiva e ostensiva para assim,serem notadas onde forem,serem apontadas e se sentirem “foco das atenções”.De forma alguma são excêntricos,mas pessoas com distúrbios de personalidade extremamente graves.

  3. juliana Wolf permalink
    9 fevereiro, 2010 3:57 pm

    Acho que quem se tatua não está em busca de nada, apenas a própria satisfação, não precisamos de adornos para chamar a atenção ou ser notados, apenas gostamos da art…e se pessoas nos apontam é porque são pessoas frustradas que morrem de vontade de fazer muitas coisas na vida, mas que não fazem por medo do que os outros vão pensar…

  4. Andie Darold permalink
    13 agosto, 2010 12:38 am

    De forma alguma penso que pessoas tatuadas estão em busca de atenção. É preciso pensar muito antes de fazer uma tatuagem, não é algo que você pode mudar. Apesar da existência de cirugias que tem como objetivo retirar o desenho, esse tipo de procedimento deixa uma cicatriz no lugar ou queimadura, na maioria das vezes. Dependendo o local, tatuagens dóem BASTANTE e não acho que alguém se submeteria à algo que é quase “para a vida toda” e dolorido se não gostasse realmente. Hoje em dia pessoas tatuadas ou de alguma forma modificadas são muito comuns, porém ainda existe uma visão pré-histórica sobre esse assunto. De qualquer maneira, é arte, e arte é relativa.

    Gostei muito do blog e da matéria, parabéns!

  5. 5 outubro, 2010 8:46 pm

    DEUS nosso criador, nos deu um corpo PERFEITO!!!, n’ao acredito que NOSSO CRIADOR ESTEJA DE ACORDO COM OQUE AS PESSOAS EST’ao fazendo com seus corpos dizendo ser ARTE!! respeito a liberdade de express’AO de cada um, mas n’ao concordo com tatuagens e outras modifica;’oes que as pessoas veem fazendo em seus corpos

  6. Lecy de Paula permalink
    19 janeiro, 2012 12:55 am

    Na verdadeJesus disse : “A carne para nada aproveita” e tudo isso virarará pó… O que verdadeiramente importa pra Deus é o seu coração….e Ele sonda o teu coração!

  7. 16 março, 2012 4:12 am

    Excêntricos ou não, alguns tatuados gostam sim de serem notados, assim como quem pinta o cabelo ou as unhas ora bolas. O problema não é querer ser notado, o problema é quando querem chocar, por exemplo mostrar revolta e insatisfação. Tatuagem pode ser uma forma de fazer parte de um grupo ou hoje em dia, de um todo. Pode ser uma marca, um rótulo, o mais importante é ter consciência do objetivo. O meu é ficar mais bonita, simples assim. Eu não julgo quem não tem, mas já fui julgada por ter, o que é ridículo. E pasmem, sou julgada por ter poucas (!), por certos tipos, o que é mais ridículo ainda.

  8. Camila Soah permalink
    31 agosto, 2012 7:13 pm

    Admiro a coragem dessas mulheres, em uma época em que o machismo estava no auge, elas enfrentam uma sociedade realmente preconceituosa.

    Viva!!!!!!! as grandes pioneiras da arte

  9. 29 novembro, 2012 7:52 pm

    As pessoas falam tantas asneiras sem pensar! Argumento mais pobre este de que Deus nos deu um corpo perfeito e é “errado” modificá-lo. Sou Cristão Protestante e não há nem um texto na Bíblia que proíba a tatuagem. O problema é que os evangélicos utilizam textos que apenas interessam aos seus preconceitos e, mais ainda, os distorcem.

  10. 20 janeiro, 2013 3:58 pm

    Claro que nós, tatuados, queremos de alguma forma chamar a atençao… talvez chamar a atençao de quem acha que pessoas tatuadas nao tem bom carater ou bom coraçao… Julgar pela aparencia eh alto tao retrogrado…

  11. luis eduardo solgomes permalink
    9 novembro, 2013 4:18 pm

    luis eduardo gostei muito da materia essas mulheres realmente tiveram muita coragem de se tatuar nessa epoca acredito que elas foram muito perseguidas pelos ze povinho da epoca sou adimirador da arte tenho uma parte do meu corpo tatuado e pretendo fazer mais e Deus nao esta preocupado com a tattoo do corpo e sim como esta o seu interior e os seus pensamentos.

  12. 20 dezembro, 2013 7:47 pm

    TATUAGENS SÃO COISAS RIDÍCULAS; E PROFANAS,POIS SÓ FAZ TATUAGENS E PROFANA O CORPO,AQUELES QUE NÃO CONHECEM NEM TEME OS CASTIGOS DE DEUS,ALÉM DE PROFANAR O CORPO MARGINALIZA PESSOAS,TATUAGENS FAZEM PARTE DE RITUAIS SATÂNICOS TATUAGENS NÃO É ARTE,POIS DEUS CONDENA AS TATUAGENS.(Lv.19;28) Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne;=corpo nem fareis marca=(tatuagens)alguma sobre vós.Eu sou o Senhor.]Os filhos de Deus não fazem tatuagens,para não profanarem seus corpos,aos demônios,isso não vem de deus mas do diabo.essa mentir que o diabo inventou de que;deus só quer o coração,é que muitos serão condenados por não obedecer a Deus,e se entregar essas modas mundanas, {1Corintios:6:9;12}9-Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?10-Não erreis:nem os devassos,nem os idólatras,nem os sodomitas,nem os ladrões,nem os bêbados=cachceiros,papudins,nem avarentos,nem os maldizentes,nem os roubadores herdarão o reino de Deus.12-Tadas as coisas me são lícitas,mas nem todas sa coisas me convêm,todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.é melhor ir para o céu sem tatuagem,do que ir para o inferno com tatuagens.você pode escolher!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 30 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: