Pular para o conteúdo

Erté

14 dezembro, 2009

Romain de Tirtoff ou Erté é um dos foi um dos mais talentosos designers dos séculos XX, graças à sua versatilidade e também à delicadeza e sofisticação de suas criações. Erté desenvolveu trabalhos nas áreas de estilismo, artes gráficas, cenografia (cinema, teatro, ópera) e também decoração de interiores.

Erté, que nasceu na Rússia em 1892, mudou-se para Paris em 1911, onde trabalho com o estilista Paul Poiret, o Imperador da moda da Belle Époque. O grande marco da sua carreira deu-se em 1915, quando começou a desenhar as capas da Haper’s Bazaar. Foram mais de 200 capas feitas para a revista, além de trabalhos para a Illustrated London News, Cosmopolitan, Ladies ‘Home Journal, e Vogue.

Em seus trabalhos, nota-se a inspiração de temas persas e indianos do século 16 e a figura feminina, sempre esguia, transmitem leveza e sensualidade.

“Uma das mais belas bonecas de porcelana fabricada pela Mattel é a Stardust e a Stardust (1996), second edition, inspiradas no fantástico ilustrador de moda, Erté. Sobre a bela boneca Stardust, da coleção Designer Erte 1994, pode-se dizer que é uma interpretação do traje feito para o Musical da Brodway, de mesmo nome.  Ela é uma boneca de porcelana fina e tem 13 1/2″.  Hoje esta boneca é considerada rara e quando encontrada, seu preço varia normalmente entre U$ 350 e U$ 600.” (BonecaseBonecas)

Além dos famosos desenhos, Erté foi o responsável por figurinos de grandes produções teatrais; seus trajes e projetos foram destaques no Ziegfeld Follies de 1923. Ele também trabalhou em Hollywoodcriou, onde criou figurinos e cenários para filmes importantes como Ben-Hur e The Mystic.


Uma das capas ikustradas da revista Haper’s Bazaar



O vestido usado por Aileen Pringle em The Mystic de 1925

As bonecas Stardus


Esculturas

[imagens: reprodução]

mais:

http://www.tendreams.org/erte.htm
http://www.erte.com

2 Comentários leave one →
  1. chainedandperfumed permalink
    18 dezembro, 2009 4:59 am

    Wow. These are great. Thanks.

  2. 21 junho, 2010 11:14 pm

    wooooowww…i love Erte !!!!!!!!!

Deixe um comentário