Skip to content

A Cultura Fashion

24 julho, 2008

Outro dia recebi um newsletter que divulgava uma promoção em que eu teria que responder ‘O que é cultura fashion?‘.

Sempre tive minha opinião formada sobre o assunto e várias teoria. Para mim cultura fashion é manifestação através da roupa. Obvio, não? Não!

Você deve estar aí se perguntando: Mas todo mundo não se comunica através da roupa? Sim e não. Tudo vai depender da sua intenção e da situação.

Embora todo mundo se manifeste de alguma maneira através daquilo que está vestindo, a comunicação através da roupa só vai acontecer se você realmente tiver a intenção de dizer alguma coisa através da sua maneira de vestir. Se você fizer isto de maneira inconsciente, sem pretensão de causar impacto, pode até estar tentando se comunicar, mas seu discurso pode ser silencioso demais para o universo fashion.

O argumento pode ter soado um pouco arrogante, mas analisando a cultura fashion, vemos que fashionistas e trashionistas estão cada vez mais caminhando para a margem, para fugir do discurso comum da sociedade e usufruir com estilo e atitude o que a cultura fashion tem a oferecer: o inusitado, o criativo e o narcisismo.

O Fashion pode ser chamado de movimento, sem nenhum engajamento político, mas totalmente estético e cultural. E marginal? Nem tanto, mas também não está no centro da sociedade com seus valores “combinandinhos”, porque combinar tudo não rola. A ordem é recriar! O visual às vezes pode até tender um pouco para o lado certinho da força, mas não se deixe enganar, o manifesto fashion está além do olhar comum.

No mesmo site que me enviou a newsletter, encontrei um rewiew do Fashion Ramone. The Fashion Ramone é a própria manifestação da cultura fashion! Os criadores do blog provem uma festa chamada Narzib (traduz-se narcissus ou narcisio), que promove um verdadeiro culto ao fashion.

O que mais chama atenção nas festas promovidas, são os temas originais, como por exemplo, a “Stylistically Influencenced by Orlando”, baseado no livro ‘Orlando: Uma Biografia’, da escritora britânica Virginia Woolf, sobre um aristocrata inglês que ao acordar, descobre que transformou-se em uma mulher.

Produções assim, me fazem acreditar no fashion como um movimento e na Fashion Ramone como um sonho de consumo.

Poderia ainda, falar sobre tribos e movimenos e desenvolver até uma tese. Mas isso é assim para outra conversa, para outro post.

leia e inspire-se mais aqui: http://www.narzib-memorimento.blogspot.com

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. marina permalink
    24 julho, 2008 5:23 pm

    tá muito legal o seu blog, moniquita!
    diferente. não segue a linha mais do mesmo! gostei
    muito! xoxo

  2. Junior permalink
    25 julho, 2008 2:56 pm

    Oi Mônica!
    Estava lhe devendo uma visita nesse espaço criado por você para nosso deleite. Gostei da forma clara e direta em que os temas foram abordados.
    Sucesso e um beijo enorme.

  3. Nitz permalink
    25 julho, 2008 11:23 pm

    Oi Mônica!

    Posso dizer que discordo?

    A comunicação da roupa esta pra quem lê a roupa e não só pra quem veste! Elas sempre falam embora o usuário não queira e se ele quiser falar através da roupa, pode estar falando uma coisa diferente sem saber!

    Desculpe a invasão, esse tema é muito do meu interesse, você têm alguma fonte? =)
    Beijos!

  4. 25 julho, 2008 11:59 pm

    Oi Nitz!
    seu comentário não é invasão, é diálogo msm!
    ________________

    como vc disse “Elas sempre falam embora o usuário não queira”. Mas eu quis tratar especificamente de quem usa o vestir para se comunicar. Acho q isto é um movimento, um ‘manifesto’ cultural. Existem grupos, tribos (só não falei desles para não aprofundar mto) é histórico.
    _________________

    o que é mais complicado qdo se trata da cultura do vestir é encontrar fontes à respeito. O assunto é mto distorcido.

    Aqui expressei apenas a minha opnião e ainda há mto pano pra manga! Sinto que não expressei tudo, o assunto ainda tá quente.

    Obrigada pelo comentário!

  5. Nitz permalink
    27 julho, 2008 1:45 pm

    é atualmente fashionismos!

    Olha se quiser ler um bom livro sobre, Moda e Linguagem da Katia Castilho é uma boa pedida! =)
    Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: