Skip to content

Rir um pouco

10 novembro, 2008

Acostumado ao glamour e a beleza do mundo fashion e do mundo das celebridades, o fótografo britânico John Rankin, resolveu mirar suas lentes em sorrisos anônimos.

Rankin, que já fotografou a modelo Kate Mosse também a popstar Britney Spears, viajou até o campo de Mugunga na República do Congo (antigo Zaire), perto da fronteira com Ruanda, para retratar a poesia e a beleza que ainda existe na vida das pessoas que fogem da violência que há décadas assola a região.

O resultado do trabalho do fotógrafo deu origem à mostra Laugh a Little (Rir um pouco, ou cheka kidogo, em suaíli), que faz parte de um projeto da Oxfam – uma organização não-governamental dedicada a combater a pobreza no mundo -, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a situação do país africano.

“Para fotografar os refugiados, Rankin disse que manteve o mesmo estilo da passarela. Após fotografar dezenas de refugiados, Rankin pendurou as fotos em um varal, exibindo-as em praça pública.”(site BBC)

A reação das pessoas foi impressionante”, lembrou ele. “Quem não foi fotografado fez fila e pediu para eu continuar fotografando.

rankin_congo_01

rankin_congo_05

Ao aplicar o mesmo estilo que uso quando fotografo as celebridades, eu tentei ir além do clichê e mostrar o lado humano do conflito.

rankin_congo_02

rankin_congo_03

A República Democrática do Congo é um dos maiores países da África. O campo de Muganda abriga aproximadamente 120 mil pessoas* (o número aumenta a cada dia) que sobrevivem em cabanas de madeira e palha. Em toda região, o número de refúgiados é de 2milhões de pessoas. E com a retomada dos conflitos o número só tende a aumentar.

“A ONU afirma que a população da região precisa de 33 mil toneladas de comida, o equivalente a US$ 46 milhões, até março de 2009. As forças de paz da ONU não conseguiram interromper os conflitos no leste do país, onde a violência entre tropas rebeldes e governistas aumentou desde agosto.” (**)

Com 17 mil soldados na República Democrática do Congo, as forças de paz da ONU são incapazes de interromper os conflitos no leste do país, onde a violência entre tropas rebeldes e do Governo agravou-se desde Agosto.

Fotos: http://www.rankin.co.uk/

bloggers_unite_01

(*) Dados: Sinais de Grandeza
(**)Conflitos no Congo
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: