Skip to content

Afinal, Quando foi o primeiro desfile de moda por aqui?

11 fevereiro, 2009

Pesquisando sobre a história da moda no Brasil, encontrei o relato do designer de acessórios e dono de um dos primeiro blogs de moda por aqui, Marco Sabino, também  responsável pelo fundamental Dicionário De Moda.

Ainda na onda da minha pesquisa recomendo o livro:O Brasil tem estilo? de Ruth Joffily (trechinho aqui).

Afinal, Quando foi o primeiro desfile de moda por aqui?

(por Marco Sabino)


O cartaz de Roberto Sambonet não deixa dúvidas: 1952.

Mas sabemos que a CASA CANADÁ no Rio de Janeiro começou a realizar desfiles na década de 40.

Essa questão de afirmar quem foi o primeiro nisso ou naquilo é uma loucura para pesquisadores de moda como eu.

Mas, tudo bem, lá vou eu ver investigar o assunto para tentar deixar bem claro no meu próximo livro.

Em 1984, por exemplo, o estilista GEORGES HENRI me ligou e disse:– Marco, estava tomando uma ducha e comecei a pensar… Por que não fazemos um grupo de bijuterias? Você toparia?

Eu gostei da idéia e coloquei algumas perguntas como quem seriam os participantes e quando seriam as datas de lançamento.

A idéia de Georges vingou e, assim, foi formado o grupo ARTEBIJOUX.

Já havia grupos de estilistas dedicados à moda feminina e masculina. Aliás, já havia até mesmo os grupos dedicados à moda praia e moda infantil.

Para mim, a questão era a data, pois eu lançava no mês OFICIAL de lançamentos de inverno – JANEIRO – e no mês OFICIAL de lançamentos de verão – JUNHO.

Como o Zau, que fazia as bijoux para o Georges Henri dizia não ser possível lançar em janeiro duas coleções, a do GH e a dele, decidimos que os lançamentos do grupo seriam em MARÇO e AGOSTO.

Eu, porém, fazia QUESTÃO de lançar minha coleção na época de lançamentos das marcas de roupas, pois era essa época que todos os clientes de atacado vinham à cidade para fazer pedidos. E, lógico, eu não queria perder a oportunidade de melhores vendas.

E assim aconteceu durante algum tempo.

TODOS que viveram nessa época sabem perfeitamente que os lançamentos de coleções, em desfiles ou em showroom, eram realizados em JANEIRO e JUNHO, pois editoras e produtoras de moda de revistas, lojistas e outros profissionais ligados à esta cadeia produtiva tinham seus prazos a cumprir e, obviamente, os jornalistas estavam ávidos pelas novidades e os lojistas de multimarcas, a maioria na época, não queriam ficar sem a mercadoria das marcas mais cobiçadas.

Portanto, eu NÃO aceito que se diga que cada um lançava como queria e quando desejasse.

Isso não é VERDADE!

O que aconteceu é que, com as dificuldades, a inflação e os planos econômicos, muitos tiveram de repensar sua maneira de trabalhar e produzir.

IGUALZINHO ao que está acontecendo atualmente na Europa, nos Estados Unidos e também por aqui.

É importante lembrar que a FENIT tinha igualmente seu calendário, mas nem todas MARCAS DE PONTA participavam dessa feira nos anos 80. Muitos ODIAVAM feiras e achavam brega. Ninguém podia negar a sua importância para as grandes tecelagens e grandes produtores, mas o povo do FASHION não dava muita bola não. Ia, visitava, mas não se misturava.

Se a atitude era burra ou não, não cabe a mim dizer, mas era assim. Esnobe mesmo.

Cabe ainda dizer que a FENIT, em termos de vanguarda de moda, foi infinitamente mais importante nos anos 60 e 70.

4 Comentários leave one →
  1. 15 janeiro, 2010 4:17 pm

    Por curiosidade estava a pesquisar se tinha algum registro de desfiles de moda dos anos 50 no Rio de Janeiro, porque a minha madrinha de batismo, o qual ocorreu na Igreja de São Judas Tadeu no Cosme Velho no Rio de Janeiro em 1961 realizava desfile para alta sociedade do Rio de Janeiro. A minha mãe era a doceira e trabalhava para Zulnie David (esta estilista, que era da Romênia, e viajava a França para adquirir as novidades e confecionar os modelos para as esposas dos presidentes e senhoras da alta classe) Ela realizou 38 anos de desfiles nas Larangeiras no Rio de Janeiro. Tenho comigo algumas fotos desta época de recordação. Quem realizou o desfecho de seu trabalho foi o Clodovil, deverá se ter algum registro desta personalidade da moda.
    Por favor se tiver algum sobre ZULNIE DAVID me forneça.
    A sua última foto que tenho, foi no meu casamento realizado na Igreja de São Francisco de Paula no Largo de São Francisco no Rio de Janeiro em outubro de 1983.
    Desde já muito obrigado pela atenção.

  2. jessica permalink
    4 julho, 2011 9:44 pm

    eu ainda nao intendi quando foi o primeiro desfille preciso para um trabalho

  3. Ruth permalink
    5 agosto, 2011 4:59 pm

    Alexandrina de Lourdes Pinto de Almeida, gostaria de entrar em contato com você sobre Zulnie David.
    Ruth – rlevy@evaklabin.org.br

  4. 11 setembro, 2017 12:07 am

    Alexandrina de Lourdes Pinto de Almeida, preciso de material sobre Zulnie David, por favor entre em contato comigo.
    Luíza – sailor-silver@hotmail.com

Deixe um comentário

