Skip to content

pausa para um cigarrinho

26 abril, 2009

(Às vezes acho que estamos voltando para idade das trevas. Outras vezes, acho qe o mundo está de pernas para o ar e s coisas fugiram ao controle de tal forma, que alguém resolver retomar antigos valores. Outras vezes, volto a acreditar que estamos retrocedendo e que liberdade e democracia são apenas palavras bonitas que um dia acabaram  esquecidas no dicionário. Mas esse é assunto demasiadamente profundo e por hora, não tocaremos nele. Por enquanto eu tenho a liberdade de escolher sobre o quê escrever, enquanto fumo o meu cigarro e escuto o meu rock ‘n roll.)

coco-avant-chanel

Na semana que passou, estreou na  França um dos filmes mais esperados do ano, Coco Avant Chanel, estrelado por Audery Tautou. Acontece que o poster, em que trazia a imagem Tautou como a Mademoiselle Chanel fumando um cigarro foi banido das ruas franceses. Censuraram o cigarrinho da Chanel, uma mulher que, dizem, fumava mais de 50 cigarros por dia. O motivo desse bafafá todo, é que na França existe uma lei que proibindo o uso do tabaco em lugares publicos.

audreytautou_cocochanel

Em São Paulo já existe uma lei proibindo de fumar em diversos lugares  como na França. Mas embora o cerco contra os fumantes pareça se fechar, o cigarro voltou para a tela dos cinemas e também para o editoriasi de moda. Já tinha reparado e Marco Sabino chamou a atenção para isso no seu blog. Um retorno silencioso e que talvez só agora comece a fazer barulho. Quer um exemplo simples de lembrar? Scarlett Johansson. Em vários filmes em que atuou, ela tem um cigarrinho entre o dedos… E em alguns dos editorias das revistas gringas, ele está lá, cheio de charme.

anja_vogue_italiaAnja Rubik – Vogue Italia/2008

Acredito que isso não seja a glamourização do fumo como aconteceu no passado. É só um manifesto silêncioso pela a liberdade de escolha.

[imgens: reprodução]
2 Comentários leave one →
  1. mallu permalink
    26 abril, 2009 7:57 pm

    A indústria do cigarro é muito poderosa. Uma reviravolta está por vir.

  2. 26 abril, 2009 8:37 pm

    Manifesto silêncioso pela a liberdade de escolha?Acho que é isso!Tenho a impressão que você acertou ,Mônica!

    bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: