Skip to content

Fashion Rio: Os artista da TV e os desfiles de moda

8 junho, 2009

As estrelas hollywoodianas estampam o editoriais de moda das revistas internacionais e também algumas campanhas importantes. Aqui no Brasil, atores famosos desfilam nas passarelas as coleções de grandes marcas. Muitoas pessoas não são a favor e alguns diretores criativos diz que os contrata por marketing. 

eu sou contra chamar artista para desfilar. Mas isso é estratégia de marketing. Acho que a grife tem que ser lembrada e comentada pelas roupas e não por quem as vestiu. Se o produto não é bom, não adianta ter artista.  Mas a TNG leva às passarelas a roupa do cotidiano e acho que é por isso que as pessoas gostam. Acho um absurdo trazer para as passarelas coisas que as pessoas não usem na rua. (Regina Guerreiro, diretora  de criaçã da TNG)*

Não gosto muito de ver atores na passarela. Acredito que se não há um motivo realmente muito especial, como um evento beneficente, por exemplo, afinal, algumas vezes parece que a presença deles desvia a atenção do ponto principal a coleção. Fala-se muito mais na famosa Fulana, todos querem fotos e exclusivas e a marca, bem, a marca faz um bom desfile, só que todos querem saber mesmo é da Fulana e do Fulano e da novela.

FR_Juliana Paes e Rodrigo Lombarde_TNG
Juliana Paes e Rodrigo Lombardi para TNG

O brasileiro se inspira muito nos atores de novela e principalmente nos personagens que eles interpretam. Querem ficar por dentro de tudo, o que vestem, o corte do cabelo atual… Moda e novela estão diretamente relacionadas. Tudo isso devido a identificação com veem na televisão. As pessoas se comparam com os personagens e se identificam com eles e com a história narrada na tela.

A cultura do país está na TV. Ela é uma santidade e embora muitas vezes seja imoral, é dona de toda a verdade. 

As novelas ditam moda a cada nova temporada.  É a adolescente suburbana com seu estilo extrovertido, roupas curtas, muito coloridas e mistras inusitadas. Ou a dona de casa sensual em vestidos justos e decotes enormes. As expressões do dialeto exótico de um país distante em poucas semanas esta na boca do povo e Hare baba!, a gente quase não se dá conta disso.

Atualmente as roupas estão saindo da passarela e invadindo as telinha o que desmistifica a criação dos estilistas e faz com que as pessoas queiram consumir essas peças que na passarela, pode lhes parece conceitual demais ou inacessível.

A novela acaba divulgando muito a moda brasileira” (Alexandre Herchcovitch)**

Talvez justamente por isso os atores sejam convidados para participar de desfiles de marcas comerciais, como a TNG, por exemplo. A participação não é apenas puro marketing é uma sugestão  direta para os consumidores. A garota que vê a Juliana Paes com uma bela blusa verde com uma onça estampada, vai olhar para essa blusa com um olhar diferente do que teria se Isabeli Fontana ou Gisele Bündchen desfilasse a mesma peça.

 
* Regina Guerreiro para o Blog de Moda
** Alexandre Herchcovitch para o UOL Estilo 


4 Comentários leave one →
  1. 8 junho, 2009 5:29 pm

    È difícil separar moda de celebridades!Eu gosto de ver os atores desfilando.Eu enho a impressão que promove muito mais a marca do que aquelas peças extravagantes e “conceituais” que muitas marcas colocam pra “causar” e acho que,fora algumas excessões,elas são muito mais risíveis do que qualquer coisa…eu acho!

    bjs

  2. 8 junho, 2009 5:36 pm

    Adorei o blog. já favoritei. bjao.

  3. 8 junho, 2009 11:54 pm

    essa é uma discursão antiga do povo da moda e foi muito bem colocada aqui.
    Nós, povo da moda, achando que moda de novela não é moda e que atriz não é modelo (cada um no seu quadrado) e o povo achando q essas coisas estranahas que usamos e fazemos são…coisas estranhas e nada usáveis. E, no final, tudo mistura e vira uma grande diversão.
    Eu não suporto muito ver desfile com celebridade. O foco fica meio perdido, causa histeria, as roupas não caem bem, eles não sabem desfilar…
    Mas,acho que, dependendo da marca, isso dá um ar mais “vida real” e aproxima os clientes. A TNG é uma dessa marcas. E, acho ótimo a preocupação, cada vez maior, que os figurinistas estão tratando a moda e os personagens. Ainda falta muito chão, mas já é um começo
    parabéns pelo texto.
    beijo

  4. Mallu permalink
    9 junho, 2009 5:45 pm

    A grande jogada é justamente mostrar para o grande público que aquilo que está na passarela é usual e acessível. Excelente post! Bjos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: