Skip to content

Os vestidos de Frida Kahlo

19 julho, 2009

Frida-Kahlo

Não há quem não se encante pelas cores e pelo estilo de Frida Kahlo. Cores que vão além daquelas que tingiram as suas telas, mas que se estenderam para o seu guarda-roupa, as paredes da sua casa e as flores do seu jardim.

Frida vibrava cores. Era uma mulher forte, inteligente e apaixonada pela vida, pela política e por Diego Rivera, seu melhor amigo, marido e companheiro por toda a sua vida e pelas cores d a cultura mexicana.

Mais de meia década após sua morte, sua influência ainda reina no mundo da moda.  Flores no cabelo, brincos grnades, baton vermelho, estampas  em vestido que remetiam a mulher camponesa, aztecas em algodão e outras fibras naturais eram os principais elementos do seu visual.  Outras vezes, em uma época em que  somente a voz dos homens era ouvida, vestia-se com ternos masculinos. Ela também desenhava algumas de suas roupas.

“Surrealismo é a surpresa mágica de encontrar um leão num guarda-roupa, onde tínhamos a certeza que encontraríamos camisas.”

Os vestidos de Frida não eram escolhidos por causa apenas da beleza, mas expressavam compromissos culturais com os povos indígenas, principalmente astecas, com os quais se identificava. Sua arte envolvia e revolvia recursos intelectuais e experiências dos contextos que ela gostaria de verem refletidos em seu país.

MeuVestidoPenduradoAli_FridaKahlo1933“Meu vestido pendurado ali” – Frida Kahlo, 1933

Seus vestidos e colares fazem relembrar os vínculos de Frida com seu povo. Ao usar vestidos tehuanos de mulheres zapotecas, além de colares que traziam o imaginário azteca, Frida parece querer lembrar que são essas mulheres, esses povos colocados à margem da universalização cultural (não fora da estrutura, mas nas margens) que estão ali pendurados, colocados entre as fronteiras da assimilação, do extermínio, mas da resistência.”*

Frida está constantemente  no alvo da moda. Podemos notar a influência do seu jeito de vestir nas crições do estlista brasileiro Ronaldo Fraga, por exemplo. Em 1997, Jean Paul Gaultier desencolveu uma coleção inteira inspirada nela. E não faltam editorias que trazem seu estilo e sua arte como tema.

FridasWardrobe

FridaEditorial

*O vestido revolucionário de Frida Kahlo - Claudio Carvalhaes
[imagens: reprodução]
Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. ivylemes permalink
    20 julho, 2009 4:02 am

    AMO Frida Kahlo! De paixão! A obra “Meu vestido pendurado ali” está exposta aqui em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer. É uma das minhas preferidas. Amei o post!

    Mudei de endereço, o meu blog Hype! agora está aqui no wordpress também 😀

    Beijos, tenha uma ótima semana!

  2. Mallu permalink
    20 julho, 2009 8:19 pm

    Tantas cores, tantas flores que não há quem, não se renda a ela. Frida meu amor, tão comunista e talvez seja o produto latino mais consumido nestes dias tão capitalistas.

  3. 1 fevereiro, 2010 10:47 pm

    sou pintora por causa da frida começei a ler sua vida e como sou espírita ela entrou dentro do meu ser estou expondo ela em NY na Ward Nasse prince Street 178 uma porta de pinho de riga com ela pintada está no orkut tb ao lado da janela Carolina que vendi

    e em friburgo que termina dia 18 de fevereiro
    tenho um filme no youtube confiram mi retablo para frida kahlo
    e que incrível saber que tem um trablho dela aí no museu do meu querido tenho foto e elogio dele no orkut viva o Niemeyer e viva frida

  4. 20 setembro, 2011 8:00 pm

    Para una artista inigualable mi homenaje sincero y verdadero.

  5. Ismael permalink
    10 julho, 2012 4:31 am

    O mais legal é que você tirou a denuncia do texto que você usou como referência, e o usou pra dar mais base ao uso indevido (digamos assim) que a moda faz da imagem dela.
    Pastiche pasteurizado de Frida pra vocês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: