Skip to content

O livro Grunge

25 outubro, 2009

Grunge01

O músico e escritor Thurston Moore e  o fotógrafo Michael Lavine são duas figurinhas bem conhecidas na cena underground de Seattle.

Thurston Moore é o líder da banda Sonic Youth e o cara que apresentou Kurt Cobain e companhia para a gravadora Sub Pop. O novaiorquino, hoje renomadíssimo fotógrafo,  Michael Lavine, trabalhava justamente para a mesma gravadora e acompanhou o surgimento da cena Grunge, registrou grandes momentos e fotografou as capas dos discos das principais bandas da época como Soundgarden, Mudhoney e as também as capas do Nirvana.
Moore que já escreve sobre música há algum tempo, juntou seu texto às coleção de fotografias de Lavine para e juntos lançarem o livro “Grunge”, o mais completo registro da cena de Seattle nos início dos anos 90.

Em entrevista para a Interview mag, Morre disse: “Não pretendia ser um livro sobre o Grunge. A idéia inicial era fazer um livro com o (fotógrafo) Michael Lavine… Era tudo em preto e branco e sugestivo e bonito e percebemos que o estilo das pessoas que ele timnha fotografado parecia com o  stilo que uma grande parte das chamadas bandas grungusava para se vestir e se apresentar. Havia uma relação muito estreita entre o que estava acontecendo, entre os jovens nas ruas e essas bandas, então começamos a chamá-lo “O Livro Grunge” apenas como um título de trabalho.”

DF_GRUNGE

“queríamos exibir o estilo nas ruas de Seattle, com os jeans rasgados e flanela rasgadas e os cortes de cabelo…O conceito de moda elevado ao grunge…Mas nós nunca pensamos realmente em chamá-lo “Grunge”.(Thurston Moore)*

grunge02

Grunge13

Grunge

Grunge04

Grunge05

Grunge06

“A palavra “grunge” saiu dos registros da Sub Pop como uma piada para o New York Times, para criar uma terminologia para o som que todas essas bandas na época estavam fazendo…” (Thurston Moore)*

Grunge

Grunge

Grunge

Grunge

Grunge09

Grunge10

Grunge11

[*Interview Magazine]
2 Comentários leave one →
  1. 12 novembro, 2009 1:52 am

    Que estranho, parece mais punk q grunge….

  2. 12 novembro, 2009 7:38 pm

    eu quero esse livro ;]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: