Skip to content

O cara que pintou uma cidadezinha inteira

23 junho, 2010

Às vezes, não dá uma vontade danada de sair por aí e deixar o mundo mais bonito? Sinto isso quase sempre. Vontade de pegar a estrada e colorir tudo. As cores diminuem o peso mundo, deixam tudo mais poético e sempre arrancam um sorriso até dos mais carrancudos. Tem gente por aí que não fica só na vontade e sai enfeitando tudo. Gente como Stephan Doitschinoff, o Calma, um artista que coloriu uma cidade inteirinha.

Conheci o seu trabalho agorinha, no meu blog inspiração favorito, 2GroundControl. Na verdade já tinha visto um de seus desenhos por aí, achado lindo e seguido adiante. Mas, hoje, depois de conhecer parte da sua história, no curta Temporal, virei uma admiradora.

“No meu trabalho, sempre existiu uma pesquisa da relação entre sagrado e profano, religião, morte e tempo. Na cidade, todos esses fatores já estavam ali, na cultura popular marcada pela região e bem supersticiosa.”

Foi esta arte, cheia de elementos tão brasileiros  como a religião e o misticismo, que Doitschinoff, em 2005, levou para a idade de Lençóis, no interior da Bahia. E a partir das “crenças e histórias de seus moradores, Stephan realizou intervenções na cidade e seus arredores.

As fachadas dos casebres, a igreja e até mesmo o cemitério formaram um conjunto pictórico de dimensões grandiosas. Essa grande instalação urbana, que envolveu toda a população da cidade, é um trabalho de fôlego que desenvolve importantes questões sobre as dimensões político-sociais da arte pública.

A experiência foi documentada no filme Temporal, produzido pela Movie Art, e em sua monografia Calma. The Art of Stephan Doitschinof, publicada pela editora alemã Gestalten.”*

“Queria me aprofundar na arte popular, no folclore. Visitava casas para ver santuários, oratórios”

[via ToGroundControl| *choquecultural|binhonunes]
One Comment leave one →
  1. 23 junho, 2010 10:53 pm

    Que coisa mais linda o trabalho dele, estou encantada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: