Skip to content

O Harém

13 setembro, 2010

Quando pensamos em um harém, logo nos vem a imagem dos contos de Sherazade com belas mulhrres dançando a dança do ventre, vestindo saias, lenços, véus coloridos, ornadas com joias em ouro e todo aquele clima das mil e uma noites. Estudando a cultura iraniana, percebi que os haréns não eram uma particularidade árabe.

foto de Antoin Sevruguin

O Xá (rei) iraniano Nasser al-Din Shah da dinastia Qajar, que governo a Irã entre 1848 e 1896 era um apaixonado por fotografia, arte e literatura e mulheres. Durante o seu governo de quase 50 anos ele cultivou um harém  com cerca de 100 mulheres.

Suas esposas e concubinas não dispensavam o uso de véus e nem as jóias e maquiagem e usavam saias curtas parecidas com tutus que o rei viu nas apresentações dos balés parisienses em sua primeira viagem à Europa. Em seu retorno ao Irã, o introduziu a nova moda entre as mulheres da sua corte. Elas passaram a usar uma saia curta e solta, chamado shaliteh,  algumas vezes colocadas sovre calças coloridas e um colete.

A nova moda que tinha um “ar moderno”, não vazou para as ruas e o rei tinha muito orgulho de registrá-la em suas fotografias.

As fotos também revelam mulheres gordinhas de sobrancelhas grossas e escuras, uma marca de beleza na era Qajar. Em algumas fotos, mostravam seus abdomens nus com camadas de gordura, em uma postura que sugeria que eles eram ricos o suficiente para comer muita comida.

Nasser al-Din Shah foi também o primeiro monarca persa a manifestar seu gosto pela escrita e também publicava os seus diários. Se vivesse nos dias atuais, com certeza sua paixão seria o twitter.

Algumas fotos tiradas pelo Xá Nasser al-Din Shah  em seu harém.

Anis al-Doleh, a favorita do Xá

[imagens: reprodução]
No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: